Translate

Pesquise no blog

8 de set. de 2012

ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA


Hoje em dia se fala muito sobre alimentação orgânica, mas é tanta informação que às vezes fica difícil de saber se o que é verdade e o que não é. Por isso resolvemos bater esse papinho rápido com você sobre essa tendência mundial da alimentação.
  
ORGÂNICO: esse é o nome que se dá pra todo produto feito com matéria-prima ecologicamente correta. Mas como a nossa conversa agora é sobre alimentação, vale saber que os alimentos orgânicos:

NÃO RECEBEM "AGROTÓXICOS" que são os defensivos agrícolas usados pra matar pragas e pestes durante o cultivo, ao mesmo tempo em que poluem o ambiente e fazem mal à saúde;

RESPONSABILIDADE SOCIAL E COM O MEIO AMBIENTE - são produzidos com cuidado de preservar a fauna e a flora naturais do local, além de garantir os direitos do trabalhador do campo;

SELO DE GARANTIA - os produtos orgânicos trazem na embalagem esse selo "orgânico" do Ministério da Agricultura. É a garantia ao consumidor de que o produto é fiscalizado por empresas certificadoras, que controlam a produção para garantir que o produto seja realmente orgânico. Dê uma olhada no selo que você encontra nas embalagens dos produtos orgânicos:


(selo "Orgânico" de garantia)

Agora vamos ver um pouco das vantagens dos orgânicos em relação aos convencionais. Está comprovado que os orgânicos são muito mais nutritivos porque:

1 - FARTURA DE NUTRIENTES: os orgânicos têm mais vitaminas, minerais e outros nutrientes. Em outras palavras, isso significa dar melhores condições para o corpo manter as defesas em dia, diminuir o risco de gripes, infecções e outras doenças, além de dar aquela disposição;

2 - SABOR À TODA PROVA: por concentrarem menos água, o sabor dos orgânicos também tende a ser mais intenso e agradável do que o dos convencionais;

3 - AJUDAM A TE MANTER LONGE DA FARMÁCIA: e agora vale entrar em um assunto que muita gente ainda não conhece. O Brasil está quase no topo do ranking dos países com maior uso de agrotóxicos no mundo todo. Para você ter uma ideia de como isso é grave, na década de 80 esses agroquímicos já eram responsáveis por mais de 30% dos casos de câncer nos Estados Unidos, e olha que de lá pra cá o uso dessas substâncias aumentou muito, lá nos EUA e muito mais aqui no Brasil... Deu pra perceber o quanto é importante evitar o excesso de alimentos com agroquímicos, certo?

4 - CRIANÇA CRESCENDO FORTE E SAUDÁVEL: estudos mostram que crianças que comem alimentos orgânicos acumulam menos toxinas no corpo, o que na prática representa melhor crescimento e desenvolvimento, além, é claro das maiores chances de permanecerem mais saudáveis na vida adulta;

5 - ÓTIMOS PRA DESINTOXICAR O CORPO: pra quem quer aliviar o organismo da sobrecarga de toxinas que acumulamos ao longo dos anos com os produtos artificiais (com aditivos como corantes, conservantes, aromatizantes artificiais) e com contaminantes presentes na água, nos plásticos e nos alimentos convencionais.

E agora que tal começar a colocar os orgânicos no seu dia-a-dia? Então vamos lá: primeiro, a gente não pode se esquecer de que, para ter mais saúde, não é preciso ser radical. 

Você pode aos poucos começar a substituir as opções convencionais pelas orgânicas (como frutas, ou mesmo biscoitos convencionais por cookies orgânicos, grãos como arroz, soja ou feijão convencionais pelas versões orgânicas, e por aí vai).

Fonte: Mãe Terra


http://despertardegaia.blogspot.com/



...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post ? Comente !

O visitante tem liberdade para se expressar sobre os temas ou assuntos publicados neste Blog, porém não serão aceitos:

1. Comentários considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante;

2. Comentários que, por sua publicação repetitiva, tenham a intenção de “boicotar” o tema em foco;

3. Comentários referentes a artigos reproduzidos de outras fontes e direcionados aos autores, bem como não serão reencaminhados à fonte original, sempre citada no blog.

4. Comentários contendo Links promocionais de sites ou blogs. E-mails pessoais, telefones de contato.

5. Comentários Anônimos.

Tentarei responder seu comentário mediante disponibilidade de tempo.

Obrigado ! Paz e Luz em Gaia

...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

♥ Postagens Populares