Translate

Pesquise no blog

21 de nov. de 2012

O TERÇO DE SÃO MIGUEL ARCANJO - Referência Católica


O Terço de São Miguel Arcanjo (ou Coroa Angélica) é uma devoção religiosa católica que consiste na recitação de nove invocações correspondentes aos nove coros de Anjos, invocações essas que são acompanhadas pela oração de um Pai Nosso e de três Ave Marias em honra de cada um dos coros de Anjos.

Esta devoção religiosa foi plenamente aprovada pelo Papa Pio IX em 1851.

História da devoção

De acordo com a tradição da Igreja Católica, a origem desta devoção está relacionada com uma aparição e revelação privada do próprio Arcanjo a uma religiosa carmelita portuguesa, Antónia d'Astónaco, no ano de 1750, sendo posteriormente reconhecida e aprovada pelo Papa Pio IX, a 8 de Agosto de 1851, quem a enriqueceu de indulgências.

Representação da irmã carmelita portuguesa
Antónia d'Astónaco a receber a revelação de
São Miguel Arcanjo
O Terço de São Miguel Arcanjo

Modo de rezar

O modo de rezar é o seguinte: recita-se cada uma das seguintes invocações, separadamente, e depois de cada uma delas oferece-se a oração de um Pai Nosso e de três Ave Marias.

1ª invocação: "Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Serafins, o Senhor nos faça dignos do fogo da perfeita caridade."

2ª invocação: "Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Querubins, o Senhor nos conceda a graça de trilharmos a estrada da perfeição cristã."

3ª invocação: "Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Tronos, o Senhor nos conceda o espírito da verdadeira humildade."

4ª invocação: "Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste das Dominações, o Senhor nos dê a graça de podermos dominar os nossos sentidos."

5ª invocação: "Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste das Potestades, o Senhor nos guarde das traições e tentações do demónio."

6ª invocação: "Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste das Virtudes, o Senhor nos conceda a graça de não sermos vencidos no combate perigoso das tentações."

7ª invocação: "Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Principados, o Senhor nos dê o espírito da verdadeira e sincera obediência."

8ª invocação: "Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Arcanjos, o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e boas obras."

9ª invocação: "Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Anjos, o Senhor nos conceda que estes espíritos bem-aventurados nos guardem sempre, e principalmente na hora da nossa morte."

Termina-se com a oração de um Pai Nosso a São Miguel Arcanjo, um Pai Nosso a São Gabriel Arcanjo, um Pai Nosso a São Rafael Arcanjo e um Pai Nosso ao nosso Anjo da Guarda. Reza-se, ainda, um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Gloria aos Anjos da Guarda das pessoas a quem tenhamos ofendido ou escandalizado.

Recomenda-se, também, a oração da antífona e da oração final, e a oração quotidiana do Papa Leão XIII.

Pintura de São Miguel Arcanjo
a resgatar as almas do Purgatório
(por Jacopo Vignali)

Antífona

Glorioso  São Miguel Arcanjo Arcanjo, o primeiro entre todos os Anjos, defensor das almas, vencedor do Demónio, vós que estais junto da glória de Deus e, depois de Nosso Senhor Jesus Cristo, sois admirável protector nosso, dotado de sobre-humana excelência e fortaleza, dignai-vos alcançar de Deus que sejamos livres em cada dia no serviço do nosso Deus. Rogai por nós, ó Bem-aventurado São Miguel Arcanjo, príncipe da Igreja de Jesus Cristo. Para que sejamos dignos das promessas do mesmo Senhor. Amen.

Oração Final

Omnipotente e sempiterno Deus que, por prodígio da Vossa bondade e misericórdia, elegestes para príncipe da Vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel Arcanjo, com o fim da comum salvação das almas, nós Vos rogamos que nos façais dignos de sermos, por sua benéfica protecção,  libertos de todos os nossos inimigos, de sorte que nenhum deles possa molestar-nos na hora da nossa morte, mas antes nos seja dado que o mesmo Arcanjo nos conduza à presença da  Vossa excelsa e divina Majestade. Pelos Merecimentos de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Oferecer um Pai Nosso, Avé Maria e Glória aos Anjos da Guarda das pessoas a quem tenhamos ofendido ou escandalizado.

ORAÇÃO QUOTIDIANA de o Papa Leão XIII

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso auxilio contra as maldades e ciladas do demónio.

Ordene-lhe Deus, humildemente o pedimos. E Vós Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino Poder, precipitai no inferno a satanás, e a todos os espíritos malígnos, que vagueam pelo mundo para perder as almas! Amen
Assim seja!    

Promessas de São Miguel Arcanjo

O glorioso São Miguel Arcanjo prometeu:

A quem o honrasse desta maneira antes da Sagrada Comunhão seria acompanhado à Sagrada Mesa por um Anjo de cada um dos nove Coros;

A quem rezasse todos os dias essas nove saudações teria a sua assistência e a dos Santos Anjos durante a sua vida e que depois da morte livraria do Purgatório a essa pessoa e aos seus parentes.

Através da recitação deste Terço obter-se-ão ainda muitas graças nas calamidades públicas, sobretudo nas da Igreja Católica (de que São Miguel Arcanjo é o padroeiro perpétuo), e as indulgências que lhe foram atribuídas pelo Papa Pio IX.


http://despertardegaia.blogspot.com/

...     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post ? Comente !

O visitante tem liberdade para se expressar sobre os temas ou assuntos publicados neste Blog, porém não serão aceitos:

1. Comentários considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante;

2. Comentários que, por sua publicação repetitiva, tenham a intenção de “boicotar” o tema em foco;

3. Comentários referentes a artigos reproduzidos de outras fontes e direcionados aos autores, bem como não serão reencaminhados à fonte original, sempre citada no blog.

4. Comentários contendo Links promocionais de sites ou blogs. E-mails pessoais, telefones de contato.

5. Comentários Anônimos.

Tentarei responder seu comentário mediante disponibilidade de tempo.

Obrigado ! Paz e Luz em Gaia

...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

♥ Postagens Populares