Translate

Pesquise no blog

21 de nov. de 2012

UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE O NATAL

O surgimento do Natal

Antigamente, no final do mês de dezembro era celebrada a volta da fertilidade sobre a Terra. Há milhares de anos, tribos européias já celebravam a volta do Sol ao redor de um pinheiro, uma das árvores mais resistentes ao frio.

No dia 23 de dezembro, acontece, no Hemisfério Norte, o chamado solstício de inverno.

É quando o Sol está no ponto mais baixo de sua trajetória, produzindo a mais longa noite do ano.

Atualmente, a data marca o início do inverno no Hemisfério Norte, e do verão no Sul. Mas, para os povos antigos que observavam o céu, como os celtas, que habitavam várias partes da Europa e os babilônios, do Oriente Médio, era parte de um ciclo de infertilidade que existia desde o outono.

Os dias tornavam-se cada vez mais frios e curtos, até o ponto máximo do solstício.

A partir de então, esses povos sabiam que o Sol ia voltar a subir, e o calor ressurgir em algum tempo. Aí se iniciava um novo ciclo. Já que o Sol estava voltando a iluminar o céu, a data indicava a proximidade do fim do frio e do retorno da fertilidade à terra.

Dois dias depois do solstício, fazia-se uma grande festa para comemorar a volta do Sol. Nessas festas, surgiram grande parte das tradições que mantemos até hoje no Natal.

Na Europa, algumas tribos celebravam ao redor de um pinheiro, uma das árvores mais resistentes ao frio. Isso tinha dois significados: além da força, por conseguir suportar o rigoroso inverno, sua forma, apontando para o céu, significava a união dos homens com o Sol.

Para representar essa fertilidade que se iniciava, os participantes da festa trocavam presentes entre si, e enquanto dançavam e tocavam, comiam bolos e grãos.

Como estava ligada ao Sol, fertilidade, e à vida, tinha um significado até religioso, relacionado aos deuses que eles cultuavam.

Esses cultos, chamados pagãos - que veneram outras divindades e não possuem batismo -, tornaram-se uma ameaça para o poder da Igreja Católica quando ela começou a se expandir. Ela não poderia permitir cultos a outros deuses além do seu, mas também não conseguia impedir as festas do dia 25, de tão tradicionais que eram.

Então, a Igreja deu um significado religioso à data. No século IV, estipulou que, nesse dia, seria comemorado o aniversário de Jesus Cristo. Até então, a data era variável, como a Páscoa. E, conforme o tempo passava, o significado católico foi prevalecendo.

Entretanto, em alguns lugares aonde o catolicismo não chegou, a tradição antiga sobrevive até hoje. Algumas culturas indígenas, que ainda se orientam pelo ciclo do sol e das estações, celebram, no dia 25 de dezembro, o início da volta da fertilidade sobre a Terra.

A simbologia do Natal

Como toda comemoração religiosa, o Natal é rico em símbolos e marca a grande festa de solidariedade universal.

A festa do cristianismo é comemorada em todo o mundo, até mesmo onde a população cristã é minoria.

O Natal cultiva nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo. 

Muitos símbolos que freqüentam vitrines iluminadas, a sala das casas cria novos sons, melodias e cores que dão às festas uma grande harmonia. 

Historicamente, não se tem certeza a respeito da data do nascimento de Jesus, mas um acontecimento tão importante como a vinda do filho de Deus mereceria ser lembrado numa ocasião especial, de modo que todos facilmente incorporaram o costume de celebrá-la. 

Segundo a bíblia, o Natal é verdadeiramente o nascimento de Cristo, que nasceu para seguir um plano traçado pelo próprio Deus, onde o Cristo pudesse morrer para que a humanidade fosse justificada pelos pecados.


Fonte: Wikipédia

http://despertardegaia.blogspot.com/

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post ? Comente !

O visitante tem liberdade para se expressar sobre os temas ou assuntos publicados neste Blog, porém não serão aceitos:

1. Comentários considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante;

2. Comentários que, por sua publicação repetitiva, tenham a intenção de “boicotar” o tema em foco;

3. Comentários referentes a artigos reproduzidos de outras fontes e direcionados aos autores, bem como não serão reencaminhados à fonte original, sempre citada no blog.

4. Comentários contendo Links promocionais de sites ou blogs. E-mails pessoais, telefones de contato.

5. Comentários Anônimos.

Tentarei responder seu comentário mediante disponibilidade de tempo.

Obrigado ! Paz e Luz em Gaia

...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

♥ Postagens Populares